Comentário do Enólogo:
Pewen de Apalta tem uma cor vermelho carmim púrpura intensa, o vinho é brilhante e denso. O aroma é complexo, combinando notas de grafite, cereja preta, tabaco e especiarias doces enriquecidas por um toque mineral. No paladar, é concentrado e preciso, com taninos redondos e suculentos e uma sensação aveludada de amoras e ameixas maduras. Este vinho apresenta uma frescura equilibrada com um final longo e persistente.
Solo:
Esta vinha foi plantada em 1938 no sopé da serra de Apalta. Os solos são de origem granítica decomposta, com boa porosidade e fertilidade muito baixa. Esses solos possuem ótima drenagem que garante controle adequado do vigor. O equilíbrio hídrico ocorre naturalmente, estas vinhas de sequeiro obtêm contribuições da bacia durante a primavera para desenvolver uma copa adequada e permitir que a planta entre rapidamente numa situação restritiva mas suficiente para atingir um processo de maturação adequado.
Clima:
O clima do Vale de Apalta é do tipo mediterrâneo subúmido. As precipitações concentram-se principalmente no inverno com média histórica anual de 482 mm. A primavera é fria e seca, enquanto os verões são quentes, com temperaturas superiores a 30 graus. É um vale com soma térmica com média histórica de 1836 GDD, o que o torna uma área muito adequada para Carmenere. As temperaturas começam a diminuir no final do verão, permitindo um amadurecimento gradual das uvas, conseguindo assim uma boa concentração e adequada qualidade de taninos.
Vinificação:
As uvas foram colhidas manualmente nos últimos dias de março, desengaçadas e parcialmente moídas para uma maceração a frio durante cinco dias antes da fermentação, incluindo 3% de cachos inteiros na parte inferior da cuba. A fermentação espontânea ocorreu em cubas de concreto e aço com temperaturas de 24-26°C. A extração foi intensa no início da fermentação com remontagens e terminações diárias, diminuindo sua intensidade no final para obter taninos mais elegantes e suaves. Uma maceração pós-fermentativa de 6 dias permitiu obter a redondeza característica deste vinho. As peles foram prensadas em prensa vertical. O vinho de prensa envelhece em barricas e é um importante componente do lote final. O vinho foi engarrafado sem filtragem após estágio em barricas de carvalho francês por 18 meses, sendo 40% novas e 60% de segunda utilização.
Detalhes Técnicos:
- Álcool: 13,3% v/v
- Acidez Total: 5,31 g/L (expresso em Ácido Tartárico)
- pH: 3,45
- Açúcar Residual: 2,09 g/L
Variedade: 100% Carménère
Região: Vale de Apalta