Comentário do Enólogo:
Nosso Triple C 2020 é elaborado e inspirado no Alto Jahuel, um local com condições climáticas e de solo ideais para produzir um vinho fresco, elegante e altamente complexo. Neste blend, buscamos realçar a estrutura e firmeza do Cabernet Sauvignon, produzido neste lugar mágico, e combiná-lo com o Cabernet Franc, que adiciona aromas frescos e taninos firmes. Para completar, incluímos 15% de Carmenere, alcançando o equilíbrio e a textura perfeitos. O ano de 2020 foi uma safra quente e seca para o Maipo. O vinho se apresenta com uma cor púrpura intensa e profunda, dominado no nariz por cerejas pretas, framboesas, chocolate amargo, além de notas de cedro e tabaco. Os taninos são firmes e intensos, revelando grande complexidade ao longo do paladar. Trata-se de um vinho concentrado, elegante e equilibrado, com boa estrutura e profundidade, prometendo envelhecer bem por muitos anos.
Viticultura:
- Cabernet Sauvignon: Este vinhedo está localizado em Alto Jahuel, com manejo focado em baixos rendimentos, inferiores a 5.500 kg/ha, promovendo maior estresse hídrico para um bom amadurecimento. A colheita foi realizada nos últimos dias de março.
- Cabernet Franc: Também localizado em Alto Jahuel, este vinhedo encontra-se em solo argiloso-arenoso de profundidade entre 80 cm e 100 cm, com um subsolo pedregoso que proporciona excelente drenagem. A colheita ocorreu na primeira semana de abril.
- Carménère: Vinhas de 70 anos localizadas numa encosta voltada para o sudeste, na serra de Apalta, com densidade de 5.500 plantas/ha e sem irrigação, dependendo exclusivamente da água da chuva e da reserva natural de água do solo. Os solos graníticos pobres asseguram ótima drenagem, o que favorece o controle do vigor e uma produção de frutas adequada. A colheita deste bloco aconteceu nos últimos dias de março.
Vinificação:
Cada variedade foi colhida e fermentada separadamente, utilizando leveduras nativas e uma abordagem de extração intensa no início, seguida de uma extração muito suave no final. As temperaturas de fermentação alcançaram 26-28°C para as três variedades. No caso do Carmenere, a vinificação incluiu 5% de cachos inteiros. A maceração pós-fermentativa foi ajustada conforme a evolução de cada vinho, com decisões baseadas na degustação diária. A mistura final foi definida após 6 meses de maturação em barricas, seguida de mais 12 meses de estágio nas mesmas barricas. Antes de ser engarrafado, o vinho permaneceu em cubas de inox por 3 meses.
Envelhecimento:
50% do vinho estagiou em barricas novas de carvalho francês e os outros 50% em barricas de segundo uso, pelo período de 18 meses.
Detalhes Técnicos:
- pH: 3,54
- Acidez total: 5,31 g/l (expresso como ácido tartárico)
- Álcool: 13,6%
- Açúcar residual: 2,44 g/l