Variedade: 85% Carmenere
Vale: Vale Central.
Enólogo: César Catalán H.
COMENTÁRIOS DO ENÓLOGO
À vista, apresenta uma cor intensa e profunda, destacando suas notas violáceas com bordas vermelho rubi. No nariz, é especiado, destacando-se a pimenta preta, mas ao mesmo tempo estão muito presentes as notas de frutas negras como maqui, amoras e mirtilos. Na boca, apresenta uma estrutura agradável, com taninos suaves e aveludados. Destaca também seu frescor.
CLIMA E SOLO
O clima mediterrâneo do Chile conta com verões quentes e secos, junto a invernos frios e chuvosos. A altura da Cordilheira dos Andes proporciona temperaturas mais baixas, à medida que se aumenta a altitude. A interação entre os efeitos do mar e a Cordilheira dos Andes é propícia na estação de crescimento das vinhas, criando uma ampla variação térmica diária, que ajuda as uvas a desenvolverem sabores frescos e com grande tipicidade.
Nossas costas possuem duas grandes características: sua orientação a oeste e a fria corrente de Humboldt. Estas duas características fazem com que os ventos continentais provoquem um clima fresco na zona central, obtendo vinhos com maior acidez e elegância nos aromas.
Os solos são saudáveis, com boa drenagem e têm uma variedade de origens (aluviais, coluviais, fluviais, etc.) e texturas (argila calcária, argila, areia, silte). Apesar das condições atmosféricas relativamente secas, há abundante água para irrigação que flui das camadas dos gelos eternos da Cordilheira dos Andes.
VINHEDO
Existe uma combinação de uvas provenientes de diferentes vinhedos, alguns conduzidos em espaldeira baixa tradicional, e outros com sistemas modernos como pérgola espanhola, Lira e Scott Henry. Dependendo do sistema, dos diferentes níveis de carga e do nível de exposição solar, o objetivo sempre será intensificar a concentração na fruta, manter uma boa acidez e respeitar o caráter varietal.
VINIFICAÇÃO
As uvas são colhidas sob um estrito acompanhamento de maturidade, o qual é acompanhado no campo por degustação de bagas antes da colheita. Após a colheita das uvas, estas são transportadas à vinícola, para que em seguida sejam desengaçadas e prensadas muito suavemente, para depois serem enviadas diretamente ao tanque para fermentar. A fermentação alcoólica do mosto é controlada todos os dias, mantendo faixas de 25-28°C para que a fermentação e extração sejam suaves e gerem maior volume na boca. Uma vez terminada a fermentação alcoólica, dá-se início à fermentação malolática espontânea, buscando maior desenvolvimento de aromas e complexidade na boca. A mistura final do vinho é amadurecida em madeira de carvalho Francês e Americano por vários meses, para que em seguida o vinho seja engarrafado.
DETALHES TÉCNICOS
Álcool: 12,9% v/v
pH: 3,66
Acidez Total: 4,91 g/L
Açúcar residual: 2,94 g/L
COMIDAS SUGERIDAS
Perfeito para acompanhar comidas crioulas como empanadas, pastel de milho, humitas e cazuela de boi. Servir entre 16° - 18°C.