Vinho Sassicaia 750 ml.
Sassicaia é um ícone.
O primeiro vinho com uvas francesas a ser classificado como supertoscano e a colocar Bolgheri definitivamente no mapa dos grandes vinhos.
Mais do que isso, é a única propriedade na Itália que possui sua própria denominação, a Bolgheri Sassicaia.
Com aromas de frutas vermelhas, groselhas e cassis, além de uma estrutura de madeira bem integrada, com notas de cedro, baunilha e tabaco.
É um vinho muito equilibrado, com perfeita integração de bouquet, acidez e álcool.
Em boca é aveludado, com um final bem longo.
Após a colheita manual, a fermentação acontece por 15 dias em tanques de inox, com as cascas e temperatura controlada e em seguida, sua guarda é feita em barricas de carvalho francês durante 24 meses seguido de afinamento em garrafa por mais 6 meses
Nos anos vinte, estudante em Pisa, Mario Incisa Della Rocchetta sonhava em criar um vinho de raça. O ideal era representado por grandes vinhos de Bordeaux.
Depois de diversos experimentos com vários tipos de uva a decisão foi tomada escolhendo a Cabernet Sauvignon pela semelhança que tinha entre a região de Bolgheri na Toscana e a região de Graves em Bordeaux.
O nome Sassicaia vem mesmo da constituição do terreno pedregoso ou "sassoso", daí Sassicaia ou lugar pedregoso.
O primeiro vinhedo de Mario Incisa é hoje considerado o berço do Cabernet italiano.
Um vinho composto prevalentemente desta uva francesa representando na época uma grande mudança na cultura toscana e piemontesa do sangiovese e da nebbiolo, tanto que as primeiras opiniões não eram positivas: os complexos vinhos obtidos da Cabernet Sauvignon necessitavam de um tempo para estruturar-se.
De 1948 a 1960 o Sassicaia foi bebido somente na Tenuta, mas a cada ano poucas caixas eram postas para envelhecer nas adegas de Castiglioncello.
O Marquês se deu conta que com o tempo seu vinho melhorava, pois aquilo que antes eram considerados defeitos com o tempo foram se tornando virtudes.
Em 1965 Mario plantou outros dois vinhedos de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
A safra de 1968 foi a primeira a ser comercializada no mercado com uma receptividade de um Bordeaux premier cru.
Nos anos seguintes a cantina foi transferida para um local com temperatura controlada para a fermentação em tanques de aço inox e para o envelhecimento começaram a ser usadas barricas de carvalho francês.
A safra de 1985 que alcançou pontuações altíssimas é um divisor de águas para o Sassicaia, pois deu visibilidade e reconhecimento internacional sendo considerada a partir daí por unanimidade um dos grandes vinhos italianos.
A terra de Bolgheri continua a proporcionar ao mundo o Sassicaia, um vinho que tem alma nobre e a memória das pedras.