Este vinho provém de vinhedos não enxertados, plantados em 1964, sobrevivendo ao passar do tempo. Este Cabernet Sauvignon é tão antigo e puro que leva o nome da palavra "Caverna". Este vinho nasce no vinhedo, não na adega.
Comentários do Enólogo:
Cabernario tem uma cor púrpura profunda, notas de amora, groselha preta, pão e especiarias doces. No paladar é concentrado, com taninos redondos e suaves concedidos por seu amadurecimento durante 10 meses em barricas de carvalho.
Clima e Solo:
Clima mediterrâneo subúmido, com uma precipitação média anual de 400 mm, concentrada no inverno. Verões quentes e secos, com grande oscilação térmica entre o dia e a noite. Neste local, aos pés da Cordilheira dos Andes, as temperaturas noturnas tendem a ser mais baixas devido ao ar frio vindo das montanhas, provocando uma oscilação térmica diária que pode exceder 17 °C. O subsolo rochoso assegura um bom drenagem da água da chuva e estimula o bom desenvolvimento das raízes.
Vinhedo:
O vinhedo é uma seleção massal de Cabernet Sauvignon não enxertado plantado em 1964. As uvas provenientes destas vinhas velhas são concentradas e requerem uma mínima intervenção durante a vinificação, concedendo um Cabernet Sauvignon elegante e de grande tipicidade. Cabernario é feito no vinhedo, não na adega. Seus expressivos sabores são dados pelos baixos rendimentos por planta e suas profundas raízes, que crescem através de diferentes camadas do solo.
Vinificação:
A colheita foi realizada à mão durante a noite, de 13 a 23 de abril. A safra de 2020 permitiu uma maturação ideal, resultando em uvas frescas e equilibradas, com taninos maduros e sabores muito puros. Foi realizada uma maceração pré-fermentativa de 10 dias. A fermentação alcoólica ocorreu em pequenos tanques de aço inoxidável com leveduras selecionadas, a temperaturas que variaram entre 28 e 30 °C. A extração foi feita por meio de remontagens e delestage, decididos diariamente por degustação. Uma vez seco, o vinho permaneceu sobre suas peles por 8 dias antes da descuba. O tempo total de maceração foi de 30 dias. Em seguida, as peles foram prensadas usando uma prensa vertical. O vinho amadureceu, foi mesclado e envelheceu em barricas de carvalho francês por 10 meses (30% de barricas novas), o que permitiu obter equilíbrio, complexidade e elegância. O vinho foi engarrafado sem filtrar e depois envelheceu na garrafa por 6 meses antes de ser lançado ao mercado.
Maridagem:
Ideal com carnes vermelhas, porco e queijos maduros.
Varietal:
85% Cabernet Sauvignon
15% Syrah
Região:
Vale do Maipo
Enólogo:
Oscar Salas