Variedade: 85% Cabernet Sauvignon 15% Merlot Valle: Valle Central Enólogo: César Catalán
COMENTÁRIOS DO ENÓLOGO: Este vinho apresenta uma cor vermelho rubi viva e intensa. No nariz, destacam-se as notas frutais que nos lembram frutas silvestres como amora, framboesas e ameixas. No paladar, é fresco, combinando sua acidez e doçura, o que nos entrega um vinho bem equilibrado.
CLIMA E SOLO: O clima mediterrâneo do Chile, com verões quentes e secos, além de invernos frios e chuvosos, é complementado pela altura da Cordilheira dos Andes, que proporciona temperaturas mais baixas conforme se aumenta a altitude. A interação entre os efeitos do mar e a Cordilheira dos Andes é propícia na estação de crescimento das vinhas, criando uma grande variação térmica diária, o que ajuda as uvas a desenvolverem sabores frescos e com grande tipicidade. Nossas costas têm duas grandes características: sua orientação a oeste e a fria corrente de Humboldt. Esses fatores fazem com que os ventos continentais provoquem um clima fresco na zona central, resultando em vinhos com maior acidez e elegância nos aromas. Os solos são saudáveis, com boa drenagem e apresentam uma variedade de origens (aluviais, coluviais, fluviais, etc.) e texturas (argila, areia, silte). Apesar das condições atmosféricas relativamente secas, conta-se com abundante água para irrigação proveniente das camadas dos gelos eternos da Cordilheira dos Andes.
VINHEDO: Há uma combinação de uvas provenientes de diferentes vinhedos, alguns conduzidos em espaldeira baixa tradicional e outros com sistemas modernos como o parron espanhol, Lira e Scott Henry. Dependendo do sistema, diferentes níveis de carga e do nível de exposição solar, o objetivo é sempre intensificar a concentração na fruta, manter uma boa acidez e respeitar o caráter varietal.
VINIFICAÇÃO: As uvas são colhidas sob um rigoroso acompanhamento de maturidade, o qual é seguido por degustação de bagas antes da colheita. Após a colheita, as uvas são transportadas para a adega, onde são desengaçadas e prensadas muito suavemente pelos rolos, e enviadas diretamente ao tanque para fermentar. A fermentação do mosto é controlada diariamente, mantendo temperaturas dentro dos intervalos de 25-28°C. A fermentação dura aproximadamente 10 dias, seguida pela fermentação maloláctica, que nos entrega notas mais torradas, a creme e manteiga.
COMIDAS SUGERIDAS: Ideal com carnes vermelhas na grelha acompanhadas de molhos especiados, ensopados, empanadas. Queijos curados e maduros como manchego, parmesão, provolone.
POTENCIAL DE ENVELHECIMENTO: 2-3 anos.
Detalhes Técnicos:
Álcool: 11,91 %v/v
pH: 3,57
Acidez total: 4,56 g/L
Açúcar Residual: 7,00 g/L